O que é ISO 17712?

O ISO (International Organization for Standardization) é o maior desenvolvedor mundial de padrões internacionais voluntários. Um padrão é um documento que fornece requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usados consistentemente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados para a finalidade. Os Padrões Internacionais ISO asseguram que produtos e serviços sejam seguros, confiáveis e de boa qualidade.

O ISO 17712 estabelece “procedimentos uniformes para a classificação, aceitação e retirada de selos de recipiente de carga mecânica. Fornece uma única fonte de informação sobre selos mecânicos que são aceitáveis para garantir recipientes de mercadorias no comércio internacional “.

ISO STANDARDS FOR SECURITY SEALS

O padrão ISO 17712 requer confirmação independente em três áreas:

1. Testes para determinar uma segurança física de selos de segurança (como barreiras à entrada). O ISO 17712 define três tipos de classes de resistência de vedação ou capacidade de barreira: “I” para Indicativo; “S” para Segurança; e “H” para alta segurança. C-TPAT requer o uso de selos de classe “H”. Os fornecedores devem usar laboratórios independentes de testes de terceiros para validar a classificação de um selo. Os laboratórios devem ser credenciados de acordo com ISO / IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência dos laboratórios de teste e calibração) para realizar testes específicos para ISO 17712.

2. Auditoria dos processos de negócios relacionados ao segurança do fabricante.

Pequenas práticas relacionadas à segurança podem prejudicar a eficácia de um selo de segurança de alta qualidade. O Anexo A do ISO 17712 define mais de duas dúzias de práticas necessárias, tais como avaliações de risco de instalação e controles de acesso para áreas de produção e armazenamento. A conformidade dos fornecedores com o Anexo A também deve ser demonstrada por meio de um provedor de certificação independente que seja credenciado para verificar a conformidade com os padrões ISO.

3. Os selos devem ser projetados e construídos com características indicativas de manipulação que geram evidência reveladora de adulteração.

Os fabricantes de selo de segurança devem ser capazes de demonstrar e obter uma certificação de um auditor acreditado de uma organização independente de terceiros que os seus selos de alta segurança possuem características de prova de violação invioláveis. Se uma organização independente de terceiros credenciada com o ISO 17020 verifica a conformidade, fornecerá ao fabricante um certificado de conformidade que documenta que os selos submetidos para análise refletem evidências reveladoras de adulterações geradas por tentativas de derrotar um selo corretamente fechado e afixado .

ISO17712;2013 Selos Compatíveis de Alta Seguranҫa

15 de maio de 2014, a data limite para todos os selos de alta segurança para serem compatíveis com os novos requisitos da norma ISO17712: 2013 – o padrão internacional para vedações mecânicas. Para que os selos sejam compatíveis, eles devem ser categorizados e marcados como “H” como Selos de alta segurança quando submetidos a testes mecânicos por um laboratório acreditado ISO 17025 independente (Cláusula 5) e o fabricante deve ser certificado ISO9001 e ISO17712: Anexo A.

O novo requisito para Selos de Alta Segurança é que eles também devem ser compatíveis com a Cláusula 6: Evidência de Adulteração. A Cláusula 6 exige que o fabricante tenha um processo documentado e auditado e especificação de teste no lugar em seu manual de qualidade para todos os selos de alta segurança em sua gama de produtos. A Cláusula 6 é uma adição valiosa ao padrão do selo, enfatizando a importância da melhoria contínua da resistência à violação e dos recursos indicadores de violação nos selos de segurança.

MCLZ 350 Cable Seal Container Seal
2K Klicker Bolt Seal

Para verificar se um selo de alta segurança está certificado como ISO 17712: 2013, entre em contato com o fornecedor do selo de segurança e peça-lhes para enviar os certificados ISO mencionados:

  • O fabricante do selo deve ser certificado ISO 9001.
  • O fabricante do selo deve ser certificado ISO 17712: 2013 Anexo A (Melhores Práticas).
  • A resistência mecânica do selo deve atender ou exceder os requisitos da categoria ISO 17712 Cláusula 5 de segurança de alta segurança. Isso é documentado por um relatório / certificado de laboratório ISO 17712: 2013 “H” para o selo.
  • ISO 17712: 2013 Cláusula 6 Tamper Evident Compliance Letter
  • O laboratório de teste que realiza os testes de resistência deve ser certificado ISO 17025 para realizar todos os 5 testes mecânicos de acordo com ISO 17712: 2013 Cláusula 5.